Classificação dos Fundos de Investimento

outubro 26, 2016

Se você está a procura de bons fundos de investimento, deve ter se deparado com um grande número de opções.

Por essa razão, hoje falaremos sobre a classificação dos fundos de investimento.

FUNDOS DE RENDA FIXA

Fundo de curto prazo – é um fundo cujos recursos estão investidos em títulos com vencimento inferior a 375 dias e cuja carteira possui prazo médio de até 60 dias (está sujeito às seguintes alíquotas de imposto de renda: 22,5% para aplicações de até 180 dias; 20% para aplicações de mais de 180 dias).

Fundo referenciado DI – é um fundo em que pelo menos 95% de seu patrimônio encontra-se investido em títulos públicos e privados atrelados à variação da taxa Selic ou da taxa CDI (está sujeito às seguintes alíquotas de imposto de renda: 22,5% para aplicações de até 180 dias; 20% para aplicações de 181 a 360 dias; 17,5% para aplicações de 361 a 720 dias; 15% para aplicações de mais de 720 dias).

Fundo de renda fixa livre - é um fundo em que pelo menos 95% de seu patrimônio encontra-se investido em títulos públicos e privados de renda fixa, atrelados ou não a uma taxa de juros (é composto por títulos pré-fixados e/ou pós-fixados) (está sujeito às seguintes alíquotas de imposto de renda: 22,5% para aplicações de até 180 dias; 20% para aplicações de 181 a 360 dias; 17,5% para aplicações de 361 a 720 dias; 15% para aplicações de mais de 720 dias).

FUNDOS DE RENDA VARIÁVEL

Fundo de ações passivo – é um fundo que espelha determinado índice da bolsa de valores (Ibovespa, IBrX50, Idividendos, etc) (está sujeito à seguinte alíquota de imposto de renda: 15% em todos os casos).

Fundo de ações ativo – é um fundo que investe pelo menos 67% de seu patrimônio líquido em ações, segundo as estratégias adotadas por seus gestores (está sujeito à seguinte alíquota de imposto de renda: 15% em todos os casos).

Fundo de ações setorial – é um fundo cuja política de investimento está diretamente relacionada a um setor ou segmento específico da economia (exs: serviços financeiros, energia elétrica, indústria, comércio, etc) (está sujeito à seguinte alíquota de imposto de renda: 15% em todos os casos).

ETF (Exchange Trade Fund) – é um fundo de ações passivo, geralmente com taxas baixas de administração (entre 0,3% e 0,5% ao ano), que é negociado como se fosse uma ação (o mais famoso é o BOVA11, que espelha o índice Ibovespa) (como as ações em geral, está sujeito à seguinte alíquota de imposto de renda: 15% em todos os casos).

Fundo Long/Short – é aquele que utiliza como estratégia a compra de determinado ativo paralelamente à venda de outro (exemplo: compra de ações da Petrobras, com a perspectiva de aumento na cotação do petróleo, e venda de ações da Vale, tendo em conta a queda das cotações do minério de ferro no curto prazo) (está sujeito à seguinte alíquota de imposto de renda: 15% em todos os casos).

FUNDOS MULTIMERCADOS

Fundo multimercado – é um fundo cujos recursos podem ser aplicados em diversos tipos de ativos, de renda fixa ou de renda variável, segundo as condições de mercado e as estratégias adotadas por seus gestores (está sujeito às seguintes alíquotas de imposto de renda: 22,5% para aplicações de até 180 dias; 20% para aplicações de 181 a 360 dias; 17,5% para aplicações de 361 a 720 dias; 15% para aplicações de mais de 720 dias).

OUTROS FUNDOS

Fundo de capital garantido – assegura ao investidor o capital inicialmente investido caso o ativo ou o índice em que o fundo se baseia apresente rentabilidade negativa durante determinado período (está sujeito à seguinte alíquota de imposto de renda: 15%).

Fundo cambial – é um fundo em que pelo menos 80% de seus recursos estão aplicados em ativos diretamente relacionados à variação de uma moeda estrangeira (em geral, à variação do dólar e do euro) (está sujeito às seguintes alíquotas de imposto de renda: 22,5% para aplicações de até 180 dias; 20% para aplicações de 181 a 360 dias; 17,5% para aplicações de 361 a 720 dias; 15% para aplicações de mais de 720 dias).

Aproveite a visita e confira:

0 comentários

Faça parte de nossa comunidade:

Mantenha-se conectado: