Adeus, Aposentadoria

novembro 24, 2016

Quando sugeri a leitura do livro Investimentos Inteligentes, há cerca de dois meses, comentei que pretendia adquirir alguns livros escritos por Gustavo Cerbasi.


Por isso, na semana passada, comprei o livro Adeus, Aposentadoria, a fim de dar continuidade a minha série de publicações sobre a aposentadoria no Brasil.

Mas, acalme-se, o autor não discute a reforma previdenciária, que abordei nas publicações Propostas para uma reforma previdenciária ampla e irrestrita, O colapso da Previdência Social e Você pretende se aposentar?.

Cerbasi, na verdade, relaciona alguns ensinamentos para que você possa se aposentar com tranquilidade e, sobretudo, com dignidade, sem precisar depender do governo, da família ou da boa vontade de seus amigos.

A sinopse do livro fala por si só:

Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre aposentadoria. A ideia de se aposentar é um conceito ultrapassado para dar conta do padrão de vida que todos queremos e buscamos ter.
Estamos vivendo mais, com mais qualidade, custo de vida mais alto e maior nível educacional e cultural. Após desfrutar de tantas experiências de consumo e lazer, ninguém estará disposto a aceitar um estilo de vida com escolhas limitadas pela falta de dinheiro quando chegar a hora de se aposentar. 
É preciso adotar um modelo realista para planejar o futuro. Reunindo pesquisas e reflexões sobre casos de fracasso e de sucesso, este livro propõe uma nova forma de lidar com o dinheiro e oferece conselhos atualizados sobre a melhor maneira de se educar, de investir, de empreender, de gerenciar a carreira e de colher os frutos de tantos anos de trabalho.
No livro, Gustavo Cerbasi apresenta uma proposta de sucesso comprovado para administrar sua riqueza. Além disso, faz uma análise das modalidades existentes de aposentadoria e aponta suas principais falhas.
Seu modelo vem sendo testado e aprovado, inclusive entre pessoas que já chegaram à aposentadoria e que tiveram que lidar com os resultados limitados de um planejamento malsucedido. É uma proposta prática e acessível a qualquer um que esteja disposto a escrever sua própria história.

É uma leitura simples e que recomendo a meus leitores. O livro, aliás, não é muito caro – está na faixa R$ 25,00 – R$ 35,00 (a versão digital é mais cara que a impressa – vai entender).


Aproveite a visita e confira:

0 comentários

Faça parte de nossa comunidade: