Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo

setembro 16, 2020

Caros leitores, hoje eu falarei sobre o livro “Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”, que me foi recomendado pelo Fernando, um de meus melhores amigos e futuro ministro do Supremo Tribunal Federal.


Seus autores, Jeff Sutherland e J. J. Sutherland, apresentam uma nova forma de gerenciar projetos e equipes, que vem sendo utilizada em algumas das maiores empresas do mundo, de montadoras de automóveis e gigantes de tecnologia, e, devo dizer, com resultados excepcionais, com aumentos na produtividade que chegam a mais de 400%.

Parece surpreendente, não é mesmo?

Pois bem, em “Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo” você será apresentado ao Método Scrum, que foi criado não com o intuito de aumentar a produtividade de um indivíduo isoladamente, mas com o intuito de aumentar a produtividade de equipes e organizações.

E isso, a meu ver, faz o maior sentido!

Afinal, a não ser que consideremos a implantação de uma nova máquina ou tecnologia, há um limite no aumento da produtividade de qualquer indivíduo, por mais eficiente que ele seja.

Um repositor de produtos, por exemplo, consegue repor 20 produtos por minuto, e, ainda que ele se esforce ao máximo, há um limite para o aumento de sua produtividade.

No entanto, quando se trata do aumento da produtividade de equipes, os resultados podem ser sensacionais.

O que você diria se cinco repositores de produtos, que conseguem repor, cada um, 20 produtos por minuto, passassem a, juntos e de uma forma eficiente, a repor mais de 200 produtos por minuto?

Nada mau, certo? Um aumento de produtividade de cerca de 100%.

E é isso que Jeff Sutherland e J. J. Sutherland pretendem demonstrar no livro “Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo”.

Confira:

Título: Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo
Autores: Jeff Sutherland e J. J. Sutherland
Editora: Sextante
Ano: 2019
Páginas: 256
Preço: R$ 37,90 (na Submarino)

Sinopse:

Para quem acredita que deve haver uma maneira mais eficiente de fazer as coisas, Scrum é um livro instigante sobre o processo de liderança e gestão que está transformando a maneira como vivemos.

 Instituições que adotaram o Scrum já registraram ganhos de produtividade de 1.200%.

É por causa dele que a Amazon pode acrescentar um novo recurso em seu site todos os dias, que o Red River Army Depot, do Texas, consegue lançar utilitários blindados 39 vezes mais rápido e que o FBI finalmente criou um enorme banco de dados de rastreamento de terroristas.

Mas a razão mais importante para ler este livro é que ele pode ajudar você a alcançar o que os outros consideram inatingível – seja inventando uma tecnologia pioneira, planejando um novo sistema educacional, viabilizando um caminho para ajudar os mais pobres ou mesmo estabelecendo os alicerces para a sua família prosperar.

Observação pessoal:

O método proposto e os resultados apresentados podem parecer um pouco surreais, eu concordo.

No fim das contas, seria mais fácil entender os benefícios do Método Scrum se pudéssemos observar a sua aplicação na prática, já que na teoria ele também parece ser um pouco burocrático (embora ele tenha sido criado justamente para desconstruir a burocracia existente em uma organização).

De toda a forma, vale a leitura.

Quem sabe você consiga implantá-lo ou mesmo adaptá-lo para a sua organização?

Aproveite a visita e confira:

0 comentários

Faça parte de nossa comunidade:

Mantenha-se conectado: