Investimentos Inteligentes

setembro 29, 2016

Sendo sincero, eu não gosto de best-sellers do mundo das finanças.

Não sei explicar o porquê, mas eu tenho um pé atrás com esses autores que escrevem uma dúzia de livros sobre finanças pessoais e investimentos.

E foi com essa desconfiança que comprei o livro Investimentos Inteligentes.


Para minha surpresa, gostei muito da obra escrita por Gustavo Cerbasi.

É claro, já tendo uma grande bagagem no mercado financeiro, notei que existem alguns erros de compreensão por parte do autor e alguns erros de cálculo. Se algum dia encontrá-lo, vou sugerir algumas modificações.

Mesmo assim, gostei bastante do livro, sobretudo na parte em que o autor discute os mitos que impedem o brasileiro de atingir a independência financeira e as atitudes que o pequeno investidor não deve tomar. Além disso, a parte sobre investimentos propriamente ditos é muito interessante.

O autor chegou, inclusive, a mudar minha opinião sobre fundos de previdência. Eu, que já apliquei nessa espécie de fundo por meio do Banco do Brasil, e hoje faço parte da Funpresp (que não é lá essas coisas), costumava falar mal sobre os fundos de previdência existentes no nosso país, sem perceber que a grande vantagem desses fundos não está em ser um excelente investimento (como alardeado pelos grandes bancos brasileiros), mas no fato de permitir, sem muitas complicações, a realização de uma significativa economia tributária.

Diante disso, não colocaria o livro Investimentos Inteligentes entre os meus preferidos. Ainda assim, gostei bastante da obra, e pretendo adquirir mais um ou dois livros escritos por Gustavo Cerbasi. Provavelmente, comprarei o “Adeus, Aposentadoria” e o “Mais Tempo, Mais Dinheiro”, mas sobre eles falarei em uma futura publicação.

Confira os dados do livro:

Título: Investimentos Inteligentes
Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Sextante
Número de páginas: 256
Preço: R$ R$ 31,90 (na Saraiva)

Sinopse:

O Brasil de juros mais baixos e de consumidores mais atentos tornou a arte de investir mais interessante. É preciso dedicar um tempo maior à pesquisa de alternativas, mas essa pesquisa é bastante recompensadora, pois oportunidades não estão mais nos esperando para que trombemos com elas nas ruas. Se o conhecimento fazia diferença antes, hoje ele é imprescindível para que você colha um mínimo de resultado e não perca da inflação.

Investir quase sempre envolve abrir mão de alguma coisa e se arriscar. Mas esse processo pode ser feito com bem menos sofrimento e riscos do que se imagina. Em Investimentos inteligentes, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi explica que não existe um único investimento perfeito, e sim maneiras mais indicadas de investir de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Quais são os obstáculos enfrentados por um investidor iniciante? O que não se deve fazer ao investir? Quais são as qualidades encontradas em um bom investidor? Cerbasi responde a essas e outras perguntas, desmistificando algumas questões e apresentando em linguagem acessível as melhores formas de investimentos, seja em renda fixa, ações, fundos, previdência privada ou imóveis, entre outras.

Saber investir é fundamental para alcançar a tão sonhada independência financeira e um futuro mais tranquilo para você e seus dependentes. Se você ainda não sabe o que fazer com o seu dinheiro ou não está satisfeito com seus rendimentos atuais, chegou a hora de esclarecer as suas dúvidas e dar um bem-sucedido passo adiante.


Aproveite a visita e confira:

0 comentários

Faça parte de nossa comunidade: