Cuidado com a alavancagem!

outubro 05, 2017

Quando comecei a investir, há quase dez anos, eu não tinha muito dinheiro para aplicar na Bolsa de Valores.

Após algumas operações bem-sucedidas, porém, eu me sentia invencível.

Eu sabia escolher as melhores ações… As ações que apresentariam os melhores resultados… As ações que mais se valorizariam no próximo mês...

Eu não tinha muito dinheiro. Por isso, meus lucros, mesmo sendo lucros, eram pequenos.

Na época, passando por alguns problemas, eu precisava de dinheiro. Precisava de muito dinheiro. E rápido.

Foi ai que descobri como melhorar meus rendimentos. Descobri que, com o valor de uma ação, eu poderia comprar 10 opções, que são contratos que dão a seu titular o direito de comprar determinada ação por determinado preço.

Se a ação da Petrobras subisse cinquenta centavos, por exemplo, eu ganharia R$ 5,00, e não apenas cinquenta centavos.

Por um tempo, deu certo. Mas a maré virou, e perdi quase metade das minhas economias.

Foi uma experiência incrível. E, se eu pudesse voltar ao passado e evitá-la, não o faria.

Aprendi muito naqueles meses e, mesmo tendo ficado quase 1 ano longe do mercado de ações (o golpe foi duro), o que aprendi com meus erros me tornou um investidor dez vezes melhor.

Nunca mais parei de ganhar dinheiro. Com o mercado subindo ou caindo, nunca mais me preocupei com meus investimentos. Hoje, se minha carteira de ações cai 20%, eu vou ao cinema. Se ela sobre 20%, eu vou à praia.

Enfim, o que eu gostaria de dizer é que, se você tem pouco dinheiro para investir, é provável que você cometa o mesmo erro que cometi.

É provável que, em algum momento, você acabe se alavancando, apostando mais do que você realmente tem.

Afinal, como você sabe quais cotações irão subir, por que não ganhar duas ou três vezes mais com o mesmo capital?

Você pode, por exemplo, comprar opções em vez de ações, pegar dinheiro emprestado com familiares para investir ou aproveitar as margens oferecidas por sua corretora, comprando até seis vezes mais ações do que seu capital permitiria. Existem muitas formas de se alavancar no mercado financeiro.

No entanto, meu caro, a verdade é que, ou você entrou em um período de bonança na Bolsa de Valores, ou teve apenas sorte. Ninguém ganha sempre e, se você não estiver ciente dos riscos da alavancagem, é bem provável que você perca as economias que acumulou com tanto esforço.

O mercado nem sempre se movimentará para o lado que você quer, mesmo que você seja um investidor experiente. Em algum momento, você acabará quebrando a cara.


Aproveite a visita e confira:

0 comentários

Faça parte de nossa comunidade: