Bem-vindo à Bolsa de valores!

setembro 14, 2016

Ontem, um amigo que nunca investiu na Bolsa de Valores me perguntou se eu poderia sugerir um ou dois livros para que ele começasse a se inteirar sobre o funcionamento do mercado de renda variável.


Na hora, lembrei do livro O mercado de ações em 25 episódios, sobre o qual falamos ao inaugurar a seção Sugestão de Leitura.

Afinal, dos livros que li sobre o assunto, esse foi um dos melhores, provavelmente porque seu autor, articulista do antigo Instituto Nacional de Investidores, tratou o investimento em ações como uma investimento de longo prazo, com exemplos que retratam a realidade brasileira, não apenas nos tempos de bonança, mas também nos tempos de instabilidade e recessão (no caso, durante a crise de 2008).

Em seguida, no entanto, lembrei de três livrinhos, escritos por Marcelo Piazza, que tratam de forma muito didática o mercado de renda variável:

- Bem-vindo à Bolsa de valores
- O melhor da análise técnica
- Ganhe mais investindo em opções

Apenas o primeiro, porém, pode ser de fato indicado para quem nunca investiu em ações: ele é simples e bastante completo, com informações básicas, mas não menos necessárias, sobre o funcionamento da Bolsa de Valores.

Nele você aprenderá, por exemplo, as diferenças entre as diferentes classes de ações (ordinárias,  preferenciais e units), e descobrirá como são formados os códigos de negociação das ações brasileiras.

Os outros dois, por outro lado, embora sejam de fácil leitura e compreensão, tratam de temas mais avançados, relacionados à análise técnica e ao mercado de opções. Para os investidores mais experientes, contudo, representa uma boa leitura, já que, como costumo dizer, conhecimento nunca é demais.

O último, pessoalmente, não recomendo para quem está começando ou para quem tem pouca experiência no mercado de renda variável, devido ao enorme potencial de perdas que é intrínseco à negociação de opções.

Aproveite a visita e confira:

0 comentários

Faça parte de nossa comunidade:

Mantenha-se conectado: