Análise técnica: indicadores de volume

fevereiro 17, 2021

Bom, nos artigos anteriores analisei os indicadores de tendência e de reversão.

Portanto, para encerrar esta pequena série sobre indicadores técnicos, vou falar sobre os indicadores de volume.

Afinal, quando os preços sobem e o volume aumenta, a tendência é de que os preços continuem subindo. Se os preços sobem e o volume não acompanha esse aumento, no entanto, a tendência de alta pode estar perdendo força.

Por outro lado, se os preços caem e o volume aumenta, a tendência é de que os preços continuem caindo. Se os preços caem e o volume diminui, porém, significa que a tendência de queda está se enfraquecendo.

MÉDIA MÓVEL DE VOLUME

Nada mais é do que é uma média móvel dos volumes do período, que indica se os volumes médios estão aumentando ou diminuindo.

Por meio dela é possível filtrar oscilações bruscas no volume de determinado ativo, como aquelas que ocorrem nos dias de exercício de opções.

ON BALANCE VOLUME (OBV)

No indicador OBV, o volume de cada dia é considerado positivo ou negativo de acordo com a variação dos preços no dia e, em seguida, somam-se todos os dias negativos e positivos de determinado período. 

O volume atual, consequentemente, não é tão importante como a direção do mercado.


Extra

Os indicadores de volume, além de serem utilizados para confirmar ou descartar tendências, são bastante utilizados em papéis de baixa liquidez, a fim de identificar a movimentação de investidores com informações privilegiadas.

Aproveite a visita e confira:

1 comentários

  1. youtube.com Archives - Videosl
    youtube.com (Videosl) – YouTube is a source of views for social media. The channel youtube to mp3 was launched on videodl July 25, 2015, and has 유튜브 음원 추출 an estimated

    ResponderExcluir

Faça parte de nossa comunidade:

Mantenha-se conectado: