Entenda a situação de seu Imposto de Renda

julho 25, 2018

Todos os anos, entre março e abril, os brasileiros elaboram e enviam suas declarações de ajuste anual à Receita Federal.

O que poucos sabem, no entanto, é que é possível saber se, após o envio, há alguma pendência na declaração.

Para isso, se você não possui um certificado digital, basta acessar a página da Receita (eCAC) e solicitar um código de acesso. Se você possui certificado digital, por outro lado, você pode acessar diretamente a página e, ainda, verificar todos os rendimentos recebidos durante o ano e que foram declarados pela fonte pagadora (salários, alugueis, etc).

A página informará se a sua restituição já foi processada e se você receberá alguma restituição, no próximo lote ou nos próximos lotes (entre junho e dezembro).

Confira:

Em processamento - a declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.

Processada - a declaração foi recebida e teve seu processamento concluído (nesse caso, não há valores a restituir).

Com pendências - a declaração foi recebida, mas durante o processamento foram encontradas irregularidades, que devem ser retificadas pelo contribuinte.

Tratamento manual - a declaração foir recebida e está sendo analisada (o contribuinte deve aguardar uma correspondência da Receita).

Em análise - a declaração foi recebida, mas seu processamento ainda não foi concluido (aguarda a apresentação de documentos ou a análise dos documentos entregues).

Em fila de restituição - a declaração foi recebida e teve seu processamento concluído, mas o valor da restituição ainda não foi disponibilizado no banco (aguarde).

Retificada - a declaração anterior foi substituída pela declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.

Atenção:

A restituição ficará disponível no banco durante um ano e, se o contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-lo por meio do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição.

Se o valor não for creditado, o contribuinte poderá ir a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento, por meio dos telefones 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais localidades), para agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em seu nome e em qualquer instituição financeira.

Observação: os links para o site da Receita mudam constantemente, logo, se você não for redirecionado para a página do eCac ou do Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, basta procurar no Google ou em qualquer outro mecanismo de pesquisa pelo novo endereço.

Aproveite a visita e confira:

0 comentários

Faça parte de nossa comunidade:

Mantenha-se conectado: