Day Trade, Swing Trade e Buy and Hold

julho 12, 2017

Day Traders, Swing Traders e Buy and Holders, nomes difíceis para quem não costuma operar no mercado de renda variável, nada mais são que pessoas, como eu e você, que adotam determinado modelo de investimentos.

Buy and Hold (Comprar e Manter), por exemplo, representa a estratégia em que um investidor compra uma ação sem a intenção de vendê-la no curto e médio prazo, mantendo-a em sua carteira por anos a fio, sem se preocupar com altas e baixas passageiras.

Em geral, o investidor que adota essa estratégia está pensando na formação de seu patrimônio ao longo do tempo, com o reinvestimento dos dividendos recebidos e de suas economias, como uma forma de, um dia, atingir a independência financeira ou de complementar a aposentadoria.

Esse método de investimento é adotado por grandes investidores, como Warren Buffett e Luiz Barsi, e foi explorado no livro O Mercado de Ações em 25 Episódios, cuja leitura eu sinceramente recomendo.

Swing Trade, por outro lado, é o nome dado à compra de determinado papel com a intenção de dele se desfazer no futuro próximo, em algumas semanas ou em alguns meses.

É a estratégia que busca acompanhar os movimentos de alta e de baixa do mercado, de forma que seus resultados estão diretamente atrelados ao número de acertos do investidor e a sua capacidade de gerenciar os riscos envolvidos em suas operações.

Chamamos de Day Trade, por fim, as operações abertas e encerradas no mesmo dia.

Esse estratégia de investimento, porém, só é recomendável para quem pode passar o dia na frente de um computador e, evidentemente, para quem sabe o que está fazendo.

Afinal, é estupidez comprar uma ação e simplesmente torcer para que ela suba ou desça durante o dia, sobretudo se você não terá tempo para acompanhar os resultados de sua operação.

Imagine, por exemplo, que, no início do dia, você comprou ações da Petrobras a R$ 15,00, torcendo para que ela subisse durante a manhã e no início da tarde. Mas, como você trabalhou durante todo o dia, só pode acessar seu HomeBroker no final da tarde, para encerrar sua operação. Justamente nesse dia, no entanto, a ação da Petrobras caiu 5%! Que dor no coração, não?

É isso ai pessoal, dúvidas?

Aproveite a visita e confira:

0 comentários

Faça parte de nossa comunidade:

Mantenha-se conectado: