A Jogada do Século

maio 10, 2017

Presente de um de meus melhores amigos, A Jogada do Século conta a história de investidores que fizeram milhões durante o colapso financeiro de 2008.

Trata-se de uma história que retrata os anos que antecederam a crise do Subprime, demonstrando que a estupidez humana é capaz de criar bolhas cada vez maiores.


Afinal, nos anos que antecederam ao Grande Crash, bancos americanos financiavam casas para pessoas que evidentemente não tinham condições de pagar as prestações, cobrando juros iniciais de 2% ou 3% ao ano, que passavam a ser juros de mais de 15% após 2 anos.

E isso funcionava bem, já que o preço dos imóveis não parava de subir e as hipotecas poderiam ser refinanciadas.

Paralelamente, os bancos transformavam esses financiamentos em títulos de longo prazo, que eram vendidos para empresas e investidores, transferindo os riscos do negócio para outros setores da economia.

E, quando ninguém mais queria comprar esses títulos, por se referirem a empréstimos de alto risco (concedidos, por exemplo, a desempregados e a pessoas de baixa renda), eles eram maquiados para que os riscos parecessem menores, e assim eram vendidos, com o aval de grandes agências de crédito.

Além disso, como se tais operações não fossem suficientemente ruins, os bancos emitiam seguros para esses empréstimos, em troca de pequenos prêmios.

No fim das contas, se era para ganhar dinheiro com esse sistema, não bastava a concessão de empréstimos e a venda de títulos a investidores, era preciso espremer a laranja até o final.

Quando alguns investidores perceberam que o modelo de financiamento imobiliário norte-americano era insustentável, passaram a apostar contra o sistema por meio da compra desses seguros contra a inadimplência, que se valorizaram extraordinariamente durante a Crise de 2008.

E é essa a história tratada em A Jogada do Século.

Na verdade, as histórias tratadas no livro não se referem a pessoas que aplicaram grandes golpes financeiros, mas a pessoas que perceberam como o sistema financeiro americano ignorava riscos que qualquer leigo poderia facilmente notar (é claro, é mais fácil falar depois do que aconteceu, mas as histórias contadas por Lewis de fato mostram que a crise era totalmente previsível).

Entre os casos apontados está o de uma prostituta que adquiriu 5 casas e 1 apartamento financiados e o de pessoas que compravam casas construídas em um lugar que nunca visitaram, por meio de simples folhetos e corretores.

Enfim, leia o livro e divirta-se com a história!

Dados:

Título: A Jogada do Século
Autor: Michael Lewis
Editora: Best Business
Número de páginas: 322
Preço: R$ 30,00 a R$ 40,00

Sinopse:

Em A Jogada do Século, Michael Lewis, considerado um dos principais escritores de economia da atualidade, constrói uma crônica muito bem articulada sobre como o colapso financeiro de 2008 se desenrolou, passo a passo, além de revelar os principais personagens de Wall Street envolvidos na crise, tudo permeado de um humor ácido, em uma narrativa instigante.

O livro inspirou o filme A Grande Aposta, com direção de Adam McKay e elenco composto por Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt. O filme foi indicado para 3 categorias do Globo de Ouro de 2016: melhor filme, melhor roteiro e melhor ator.

Aproveite a visita e confira:

0 comentários

Faça parte de nossa comunidade:

Mantenha-se conectado: