Sonho Grande

fevereiro 21, 2018


Há algum tempo, ganhei de uma colega de trabalho o livro Sonho Grande, que retrata a história empresarial de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, três dos homens mais ricos do Brasil.

A obra expõe a trajetória desses empresários, desde a sua entrada no mercado financeiro, nos anos 70, até a formação da maior cervejaria do mundo, a Ambev, que é hoje a maior empresa do Brasil.

O mais legal dessa obra é que ela mostra como uma mudança na cultura empresarial é capaz de tornar mais eficientes negócios que, à primeira vista, eram economicamente insustentáveis.

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira conseguiram transformar empresas ineficientes em gigantes do século XXI, pondo a fim a privilégios e despesas extravagantes, que não geravam nenhum benefício para seus acionistas e para a sociedade como um todo.

Imaginem se essa fosse a mentalidade de nossos governantes? Teríamos dinheiro sobrando na Saúde, na Educação, na Segurança…

Confira:

Título: Sonho Grande
Autor: Cristiane Correa
Editora: Sextante/Gmt
Preço: R$ 27,90

Sinopse:

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira ergueram, em pouco mais de quatro décadas, o maior império da história do capitalismo brasileiro e ganharam uma projeção sem precedentes no cenário mundial. Nos últimos cinco anos eles compraram nada menos que três marcas americanas conhecidas globalmente: Budweiser, Burger King e Heinz. Tudo isso na mais absoluta discrição, esforçando-se para ficar longe dos holofotes. A fórmula de gestão que desenvolveram, seguida com fervor por seus funcionários, se baseia em meritocracia, simplicidade e busca incessante por redução de custos. Uma cultura tão eficiente quanto implacável, em que não há espaço para o desempenho medíocre. Por outro lado, quem traz resultados excepcionais tem a chance de se tornar sócio de suas companhias e fazer fortuna.

Sonho grande é o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do banco Garantia, nos anos 70, até os dias de hoje.

Aproveite a visita e confira:

0 comentários

Faça parte de nossa comunidade:

Mantenha-se conectado: